Sejam Bem Vindas (o), finalmente consegui colocar meu blog no ar, espero poder mantê-lo sempre bem atualizado. Criei este blog no intuito de ajudar gestantes e futuras gestantes a se informarem mais sobre o processo gestacional vivido ou desejado... Por vivermos em um mundo capitalista e consumista hoje quando engravidamos a primeira preocupação sempre é com enxoval, quarto, chá de bebe etc... E esquecemos um pouco desse processo de tamanha magnitude que é gestar, dar a vida a um outro ser. Infelizmente mais de 50% das mulheres hoje fazem cesaria por opção, pois para elas não mais existe outra forma de "dar a luz", e ter um parto natural sem intervenções usufruindo dos benefícios do próprio corpo, é totalmente absurdo e totalmente anormal.
O nosso principal trabalho é o condicionamento da mente porque o corpo já está pronto. Lembrando sempre que a cesariana é um ótimo recurso se bem indicado, então não somos contra esse tipo de interferência! Aqui no blog postarei alguns artigos que possam ajudar no condicionamento da mente e preparo do corpo! Espero que gostem e por favor postem também opiniões, sugestões etc....

Grata

2

A importância da Doula na Gestação, no Parto e no Pós-Parto

Desde o inicio as mulheres dão à luz acompanhadas de outras mulheres mais experientes. Além da parteira no cenário do parto sempre tinha uma irmã, mãe, amiga, vizinha ou outra mulher que provavelmente já havia passado por aquela situação, e ficavam em volta da parturiente ajudando e apoiando no que fosse preciso. Como viviam perto da natureza, as mulheres usavam ervas, rituais, cantos, danças e práticas populares para ajudar no nascimento. Um período devastador na história do parto se deu na Europa entre 1560 e 1660, mais de 200 mil mulheres que usavam esses métodos naturais foram julgadas como bruxas e cerca de metade delas mortas, muitas vezes queimadas.
No final do século XX os partos ao pouco foram deixando de serem feitos em casa para serem feitos em ambientes totalmente hospitalares. E as pessoas que acompanhavam as parturientes foram deixadas de lado, pois não se permitiam a entrada destas a fim de evitar qualquer tipo de contaminação.
Todos os profissionais envolvidos em um parto têm uma responsabilidade diferente, o médico fica com a grande responsabilidade dos aspectos técnicos do parto, as enfermeiras obstetras passam de leito em leito se preocupando com outras tantas mulheres, as auxiliares de enfermagem cuidam para que nada falte ao médico e o pediatra cuida do bebê ao nascer. E apesar de tantos especialistas fica a pergunta: - Quem cuida do bem estar físico e emocional da mãe que está fazendo todo o trabalho de dar a luz ao seu filho? Essa responsabilidade se volta para a DOULA.
A palavra Doula vem do grego a mulher que serve. Nos dias de hoje, aplica-se às mulheres que dão suporte físico emocional a outras mulheres antes, durante e após o parto.  
A OMS, no seu guia: “Assistência ao Parto Normal; um guia prático” (OMS/SRF/MSM/96.24), p.13, refere-se a doula como: “uma prestadora de serviços que recebeu um treinamento básico sobre parto e que está familiarizada com uma ampla variedade de procedimentos de assistência”. Fornece apoio emocional consistindo de elogios, reafirmação, medidas para aumentar o conforto físico,......explicações sobre o que está acontecendo durante o trabalho de parto, é uma presença amiga constante.

A doula serve a mulher na gestação, no parto e no pós-parto:

Antes do Parto: a doula pode orientar o casal sobre o que esperar do parto e pós parto. Explica os procedimentos comuns e ajuda a mulher a se preparar, física e emocionalmente para o parto das mais variadas formas. A função principal da doula nesse momento é mostrar a mulher e a seu acompanhante quais as opções eles têm para o nascimento de seu bebê montando um Plano de Parto (lista de preferências do casal em relação ao parto).
Durante o Parto: A doula funciona como uma inrteface entre a equipe e o casal. Ela ajuda a parturiente a encontrar posições mais confortáveis para o trabalho de parto e parto, mostra formas eficientes de respiração e propõe medidas naturais que podem aliviar as dores, como banhos massagens, relaxamentos, etc... Durante o trabalho de parto, a doula será a guardiã da mulher, dará a ela proteção para que ela tenha seus desejos, suas privacidades e seus direitos respeitados.
Após o Parto: Ela faz visitas, oferecendo apoio para o período de pós-parto, especialmente em relação à amamentação e cuidados com o bebê.

Existem pesquisas que demonstram que a atuação da doula no parto pode:

Diminuir em 50% as taxas de cesária
Diminuir em 20% a duração do trabalho de parto
Diminuir em 60% os pedidos de anestesia
Diminuir em 40% o uso de ocitocina
Diminuir em 40% o uso de fórceps.

No Brasil o primeiro curso realizado para formalizar as Doulas foi na data de 31/03/2001 em campinas. E desde então instituições vem ano a ano promovendo cursos aumentando o número de doulas capacitadas para ajudar neste trabalho tão bonito que é devolver a mulher o poder de dar a luz.    
Existem hoje muitos médicos que trabalham em conjunto com doulas exatamente no intuito de proporcionar a suas pacientes uma ótima experiência de parto, pois ao se responsabilizarem pelos aspectos técnicos do parto fica difícil para o médico dar-se emocionalmente também para suas pacientes. Então pode-se dizer que é louvável e nobre a atitude do médico que aceita que sua paciente tenha este acompanhamento físico e emocional durante o parto. Para estes nós doulas tiramos o chapéu.



Natalia Tribeck
           Mãe da Ana e do Gui e Doula.
          Tel: 4614-2538
          Cel: 9231-2162 

Referências
Allen, Débora - http://blog.giselebundchen.com.br/sentido/historia-do-parto/- 2010
Fadynha; - A doula no Parto – ed. Ground, 2003.




2 comentários:

Ana Luisa disse...

Oi Natália!! Muita legal teu blog. Sou doula aqui no Sul, tenho um menino e uma menina! Parabéns!

Beijos!
Ana Doula
Mãe do Bê e da Fifi
http://www.anadoulaenutri.blogspot.com

parto.consciente/natidoula disse...

Oi Ana muito Obrigada!!! Estava sem tempo de atualiza-lo agora quero me empenhar mais e compartilhar o que venho aprendendo durante esta jornada!!!!
beijos

Postar um comentário